O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (4) Josué Gomes da Silva, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Thaís Herédia, analista de economia da CNN Brasil, contextualiza seu questionamento abordando a "gigantesca" necessidade de arrecadação do governo e que o plano do ministro Fernando Haddad (PT) só se sustentaria com um aumento da carga tributária no país. Na sequência, afirma que a Indústria é um dos setores que durante muitos anos foi beneficiado e que inúmeros desses benefícios nem sequer tiveram uma revisão.
Sobre o tema, o presidente da FIESP responde:
“A indústria já é um setor extremamente tributado. Nas últimas mais de duas décadas, nós só discutimos política monetária e política fiscal. [...] O ano de 2023 é um ano que só temos discutido isso. Espero que em 2024 a gente mude a página e passe a discutir política de desenvolvimento. Afinal de contas, a gente está patinando no Brasil nas últimas três décadas. Se o Brasil tivesse crescido a média do crescimento mundial, nós teríamos hoje um PIB per capita superior ao de Portugal”.
Em seguida, Josué Gomes da Silva menciona, na sua visão, o potencial crescimento econômico do Brasil.
“O Brasil hoje está no cenário internacional numa colocação invejável. [...] O Brasil tem todas as condições de crescer muito rapidamente, mas a gente precisa virar essa página, a gente precisa debater política de desenvolvimento”, finaliza.
Assista ao programa na íntegra:
A bancada de entrevistadores é formada por Raquel Balarin, diretora de redação do Infomoney, William Castanho, editor-adjunto de economia da Folha de S.Paulo, Denise Campos de Toledo, comentarista do Jornal da Gazeta, Thaís Herédia, analista de economia da CNN Brasil e Fernando Torres, editor-executivo do Valor Econômico.
O programa também conta com a participação do cartunista Luciano Veronezi, que em agosto passou a ocupar a cadeira eternizada por Paulo Caruso, falecido em março.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
Leia também: Festivais de Música de 2023: veja a programação do segundo semestre
REDES SOCIAIS