Presidentes da Venezuela e Guiana se reunirão para discutir Essequibo
Brasil será observador da conversa
09/12/2023 20h48
Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, se reunirão na próxima quinta-feira (14) para discutir a disputa da região de Essequibo. Segundo o governo da Guiana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para o encontro para atuar como observador.
A reunião acontecerá em São Vicente e Granadinas, país do Caribe.
Leia mais: “Estamos comprometidos com a paz”, diz presidente da Guiana após mensagem de Maduro
A tensão entre Venezuela e Guiana se intensificou por conta de uma disputa territorial pela região do Essequibo. Hoje, o local faz parte do território da Guiana, mas é reivindicada pelo governo venezuelano, que fez um plebiscito na semana passada propondo anexar quase 70% do território da Guiana.
A região é disputada em razão da vasta reserva de petróleo, que representa 70% do atual território da Guiana e possui 125 mil moradores.
O presidente guianês confirmou que comparecerá à reunião. O governo venezuelano ainda não se manifestou até o momento.
No entanto, mais cedo, Maduro conversou, por telefone, com Lula. O brasileiro afirmou ser importante “evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”. Além disso, o petista transmitiu a preocupação dos países da América do Sul sobre a questão e reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar iniciativas de diálogo.
Leia também: Lula pede a Maduro que evite 'medidas unilaterais' em disputa contra Guiana
REDES SOCIAIS