Morre Sheikh Nawaf al-Ahmad al-Sabah, lider do Kuwait, aos 86 anos
O emir foi internado no hospital no final do mês passado devido ao que a agência de notícias estatal descreveu como um problema de saúde de emergência
16/12/2023 14h39
Sheikh Nawaf al-Ahmad al-Sabah, o emir do Kuwait, morreu neste sábado (16), aos 86 anos, de acordo com a corte real, pouco mais de três anos depois de assumir o poder do país.
A causa de sua morte não foi divulgada imediatamente. O emir foi internado no hospital no final do mês passado devido ao que a agência de notícias estatal descreveu como um problema de saúde de emergência, mas disse que o seu estado era estável.
Leia mais: Homem morre atropelado por trem em SP após briga em vagão da Linha 12-Safira da CPTM
O príncipe herdeiro Sheikh Meshal al-Ahmad al-Sabah, 83 anos, irmão do Sheikh Nawaf, é o sucessor designado. É ele quem, de fato, governa o Kuwait desde 2021, quando o frágil emir entregou a maior parte das suas funções.
Sheikh Nawaf tornou-se emir em setembro de 2020, após a morte do seu irmão, o Sheikh Sabah, que governou durante mais de uma década e moldou a política externa do país durante mais de 50 anos.
Ele era visto pelos diplomatas como um construtor de consenso, embora o seu reinado tenha sido marcado por um intenso impasse entre o governo e o parlamento eleito, o que impediu reformas estruturais importantes no país rico em petróleo.
Leia também: Relatório da ONU aponta que 2023 é o ano mais mortal para palestinos na região da Cisjordânia desde 2005
REDES SOCIAIS