Blue Origin adia missão NS-24, que seria 1º lançamento após acidente com nave em 2022
Em setembro do ano passado, a New Shepard teve uma falha e caiu cerca de um minuto após a decolagem
18/12/2023 17h13
A Blue Origin, empresa de transporte espacial do bilionário Jeff Bezos, precisou cancelar a missão NS-24, que planejava lançar o foguete New Shepard nesta segunda-feira (18). A interrupção precisou ser feita após a entidade identificar "um problema no sistema terrestre". O lançamento estava marcado para as 11h30 (horário de Brasília), mas, horas antes, teve de ser adiado para as 12h30 "devido às baixas temperaturas no local de lançamento", disse a empresa.
"Forneceremos uma nova meta de lançamento para esta semana em breve", explicou a Blue Origin. Esta seria a primeira tentativa desde setembro de 2022, quando a companhia teve um acidente com uma nave não tripulada.
Leia também: Fluminense vence Al Ahly por 2 a 0 e se garante na final do Mundial de clubes
Aos 26 anos, morre goleira de futsal brasileira indicada a melhor do mundo
Em setembro de 2022, a New Shepard teve uma falha e caiu cerca de um minuto após a decolagem. O voo não tinha tripulantes, e não houve feridos na região, segundo a empresa. Na época, a companhia de Jeff Bezos afirmou que houve uma "falha no mecanismo de impulsão" e que o sistema de escape criado para que a cápsula seja ejetada funcionou da forma esperada.
O objetivo da missão NS-24 é superar a Linha de Kárman, ponto a 100 quilômetros de altitude que é usado como convenção para definir o início do espaço. Apesar de não ser tripulado, o voo transportará 33 cargas de ciência e pesquisa e 38 mil cartões postais criados por estudantes. A missão pretende expor os itens a alguns minutos de gravidade zero.
A Blue Origin não informou quanto tempo o voo vai durar, mas as missões da empresa costumam ter em torno de 20 minutos.
REDES SOCIAIS