O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) atualizou o cronograma do Concurso Público Nacional Unificado, programando a divulgação do edital para 10 de janeiro de 2024. As inscrições ficarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro e a prova deve ser realizada em 5 de maio.
O calendário foi ajustado em colaboração entre o MGI e a Cesgranrio, banca responsável pela elaboração das provas, visando assegurar tempo suficiente para a produção do material e atender às solicitações dos candidatos.
"Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar e se preparar para a prova", disse a ministra Esther Dweck, justificando a modificação nas datas de publicação do edital e de realização da prova.
Leia mais: STF faz sessão de encerramento do ano judiciário nesta terça (19)
Em Macapá, Randolfe Rodrigues diz que se filiará ao “partido de Lula”
Outra alteração no Concurso é que o exame poderá ser realizado em 217 cidades. Essa ampliação busca garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma localidade.
As cidades adicionadas são: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanau (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (AP). Hortolândia (SP), Jacareí (SP). Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP), Osasco (SP), Paulínia (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP).
A lista completa das cidades pode ser acessada através deste link.
O Concurso Público Nacional Unificado oferecerá 6.640 oportunidades distribuídas entre 21 órgãos públicos. A prova será dividida em duas partes: a primeira composta por questões objetivas de matriz comum a todos os candidatos, e a segunda incluindo provas específicas e dissertativas organizadas por blocos temáticos.
REDES SOCIAIS