Notícias

União Europeia chega a acordo para novas regras sobre imigrantes

O "Novo Pacto sobre Migração e Asilo" deve entrar em vigor no próximo ano e procura dar aos governos dos países da UE uma sensação de maior controle sobre as fronteiras


20/12/2023 11h48

A União Europeia (UE) anunciou nesta quarta-feira (20) um novo acordo para reformar as regras e o sistema anti-imigração ilegal.

Leia mais: Senado aprova projeto que restabelece até o final de 2033 a chamada “cota de tela”

O novo documento, nomeado como "Novo Pacto sobre Migração e Asilo", deve entrar em vigor no próximo ano e procura dar aos governos dos países da UE uma sensação de maior controle sobre as fronteiras.

As leis abrangem a triagem de imigrantes irregulares quando eles chegam à União Europeia, procedimentos para lidar com pedidos de asilo, regras para determinar qual país da UE é responsável por tratar dos pedidos e formas de lidar com crises.

As chegadas de imigrantes na União Europeia estão muito abaixo do pico de 2015, de mais de 1 milhão, mas têm aumentado constantemente desde a baixa de 2020 para 255.000 no ano até novembro, com mais da metade cruzando o Mediterrâneo da África para Itália e Malta.

Leia também: MP que altera subvenções do ICMS é votada pelo Senado nesta quarta (20)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido