O Brasil é o país com maior incidência de casos de dengue em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Até o dia 11 de dezembro 2,9 milhões de registros foram feitos, o que representa mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente.
Em publicação feita nessa sexta-feira (22), a organização alerta para a forma como a doença se espalha para países onde historicamente não circulava, como a França, Itália e Espanha.
Entre as razões para esse cenário está a crise climática, que eleva a cada dia a temperatura mundial e permite que o Aedes aegypti sobreviva em ambientes onde antes isso não ocorria.
1.474 ou 0,05% dos casos em solo brasileiro são de dengue hemorrágica, que provoca uma reação inflamatória exacerbada no corpo humano e altera os padrões de coagulação. O país é o segundo na região com o maior número de casos mais graves, atrás apenas da Colômbia, com 1.504.
Leia também: Pela primeira vez, Bom Prato serve almoço especial nas festas de fim de ano em SP
O que é a dengue?
A dengue é a infecção viral mais comum transmitida para humanos que são picados por mosquitos infectados.
Entre os principais sintomas estão: febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Como forma de prevenção, o Ministério da Saúde orienta eliminar possíveis criadouros, ao manter reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas ou tampas. Medidas de proteção contra picadas também podem ajudar.
Na última quinta-feira (21), a ministra Nísia Trindade anunciou que a vacina contra a dengue será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024. A imunização começará no mês de fevereiro.
Leia também: Petrobras inicia perfuração do poço Pitu Oeste para apurar descoberta de petróleo
REDES SOCIAIS