Governo autoriza Caixa a explorar Lotex, conhecida como 'raspadinha'
Instituição poderá explorar a Lotex por 24 meses
28/12/2023 14h31
O Ministério da Fazenda autorizou a Caixa a retomar a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida como "raspadinha". A portaria é assinada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e foi publicada na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial da União (DOU).
Segundo o documento, a Caixa pode explorar a Lotex por dois anos, contados a partir da 1ª emissão de bilhetes do produto lotérico em meio físico ou digital. O prazo pode ser estendido até que outro operador vença o processo licitatório da concessão.
Leia mais: Prazo para exames toxicológicos de motoristas termina nesta quinta-feira (28)
A expectativa do governo é arrecadar entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões ao ano com o jogo. A retomada da Lotex faz parte das medidas que visam aumentar a arrecadação federal a partir de 2024.
No fim de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto com mudanças na regulamentação da Lotex. A medida permitiu que a Caixa retomasse as raspadinhas, caso tivesse autorização do Ministério da Fazenda.
Segundo o decreto, a distribuição dos rendimentos será assim:
0,4% para a seguridade social;
13% para o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP);
0,9% para o Ministério do Esporte;
0,9% para o Fundo Nacional de Cultura;
1,5% para instituições de futebol pelo uso dos escudos e das marcas;
18,3% para o agente operador da Lotex; e
65% para o pagamento de prêmios e imposto de renda (IR) sobre a premiação.
As premiações não retiradas serão devolvidas à União, na conta única do Tesouro Nacional.
O que é a raspadinha?
Criada em 1990, as "raspadinhas" eram bilhetes que os apostadores poderiam comprar em Lotéricas, por exemplo. A modalidade de jogo tem resultado imediato, ou seja, o apostador sabe se o bilhete está ou não premiado raspando os campos encobertos
O jogo foi suspenso em 2015 após determinação do Ministério da Fazenda. No mesmo ano, uma lei criou a Lotex, redefinindo o modelo de jogo.
Uma nova regulamentação sobre o jogo foi realizada em 2018. Durante o governo de Jair Bolsonaro, houve duas tentativas para passar a Loteria Instantânea para iniciativa privadas, mas não obtiveram sucesso.
Leia também: IPCA-15, a prévia da inflação, fecha 2023 com alta 4,72%
REDES SOCIAIS