O líder norte-coreano Kim Jong-un ameaçou a Coreia do Sul com um ataque nuclear neste domingo (31) e deu ordem para suas tropas se prepararem para uma “possível guerra”. A informação foi divulgada pela agência estatal KCNA.
As declarações aconteceram durante reunião anual do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia.
"Uma guerra pode explodir a qualquer momento na península devido aos movimentos temerários dos inimigos para nos invadir", disse Kim.
O posicionamento só aumenta a escala de tensão na região. Em novembro, o governo norte-coreano colocou um satélite militar em órbita. Desde então, afirma que há imagens das posições militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Além disso, o país fez inúmeros testes nucleares.
Leia também: Pescadores são resgatados após ficarem ilhados em bloco de gelo nos EUA
"Devemos responder rápido a uma possível crise nuclear e continuar acelerando os preparativos para pacificar o território inteiro da Coreia do Sul, mobilizando todos os meios físicos e forças, incluindo a nuclear, em caso de emergência”, completou.
Diante desse cenário, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos intensificaram sua união na área da defesa. Foi feito um sistema para compartilhar dados em tempo real dos lançamentos de mísseis norte-coreanos.
REDES SOCIAIS