Itamaraty informa que nenhum brasileiro foi atingido pelo terremoto no Japão
Ministério de Relações Exteriores emitiu nota avisando que não há brasileiros mortos ou feridos
01/01/2024 17h56
O Itamaraty emitiu nota nesta segunda-feira (1º) lamentando o terremoto ocorrido no Japão e informou que nenhum brasileiro foi atingido. O ministério segue em contato com a comunidade brasileira para monitorar a situação dos imigrantes.
“O governo brasileiro expressa solidariedade ao governo e ao povo do Japão pelas vítimas, pessoas afetadas e danos causados pelo forte terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira, 1º de janeiro. Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos”, disse a nota.
Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa oeste do Japão, desencadeando um alerta de tsunami, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e a Agência Meteorológica do Japão.
O tremor, que teve uma profundidade de 10 quilômetros, ocorreu às 16h10 (horário local), cerca de 42 quilômetros a nordeste de Anamizu, na província de Ishikawa, de acordo com o USGS.
Leia também: Salário mínimo de R$ 1.412 começa a valer nesta segunda-feira (1º)
“O Itamaraty, por meio de sua embaixada em Tóquio e de seus consulados-gerais no Japão, está em contato com a comunidade brasileira no país e com autoridades locais”, completa.
Esta foi a primeira vez que um grande aviso de tsunami foi emitido desde a tragédia na usina de Fukushima, quando 20 mil pessoas morreram depois da região ser atingida por terremotos e um tsunami.
Ao menos quatro pessoas morreram, e quase cem mil tiveram que deixar suas casas. O governo ordenou a evacuação de mais de 97 mil pessoas em nove províncias. As pessoas devem se hospedar em pavilhões esportivos e ginásios escolares.
Leia também: Japão remove alerta de tsunami após terremoto de 7,6 de magnitude
REDES SOCIAIS