Dourados, no Mato Grosso do Sul, é a primeira cidade a iniciar a vacinação contra dengue
Cerca de 90 mil doses foram enviadas para cidade nesta quarta (3); início da campanha foi anunciada pelo Ministério da Saúde em dezembro
03/01/2024 15h16
Dourados, no Mato Grosso do Sul, é a primeira cidade do Brasil a iniciar a campanha de vacinação contra a dengue. A imunização começou na manhã desta quarta-feira (3) nos 35 postos de saúde do município.
A expectativa da prefeitura é vacinar 150 mil moradores entre quatro e 59 anos de idade. Aproximadamente 90 mil doses de vacina chegaram a Dourados hoje. Para se imunizar, é necessário apresentar documento e comprovante de residência.
Dourados foi escolhida como primeiro local a iniciar a campanha nacional devido a parceria com o laboratório japonês Takeda, responsável por desenvolver a vacina contra a dengue chamada Qdenga.
O início da campanha de vacinação foi anunciada pela ministra da Saúde no mês de dezembro.
Leia também: Novo limite para os juros do rotativo do cartão de crédito começa a valer a partir desta quarta-feira (3)
Essa é a primeira vacina liberada no Brasil para pessoas que nunca se contaminaram com o vírus da dengue. Quem pegou dengue também poderá ser imunizado. Anteriormente, a única vacina contra a dengue disponível no país era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, que é recomendado somente para quem já foi infectado.
A Qdenga será aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
De acordo com o ministério da Saúde, o SUS oferecerá apenas 6,2 milhões de doses em 2024. Por ser aplicado em um esquema de duas doses, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser vacinadas.
O cronograma de entrega proposto pela fabricante para as doses da vacina é de 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro e 421 mil em novembro.
Leia também: Projeto Celular Seguro tem mais de 1 milhão de usuários cadastrados
REDES SOCIAIS