Destroços de mísseis encontrados na cidade ucraniana de Kharkiv e filmados pela Reuters parecem ser da Coreia do Norte, segundo disseram importantes especialistas em armas à agência de notícias na sexta-feira (5).
Leia mais: Número de mortos no terremoto no Japão passa de 100, afirma governo do país
As conclusões foram divulgadas um dia depois de os Estados Unidos afirmarem que a Rússia disparou mísseis balísticos de curto alcance norte-coreanos contra a Ucrânia, no que Washington chamou de “escalada significativa e preocupante” na cooperação armamentista entre os dois países.
O governo ucraniano também disse na sexta-feira que a Rússia atacou a Ucrânia com mísseis da Coreia do Norte pela primeira vez. O país não forneceu provas.
O pesquisador e especialista holandês nas forças armadas da Coreia do Norte, Joost Oliemans, examinou imagens de destroços após um ataque com mísseis filmado em Kharkiv pela Reuters em 2 de janeiro.
“Mesmo nos mínimos detalhes, até componentes como canais de cabos e parafusos individuais e a seção do motor, podemos ver que tudo é quase uma combinação perfeita para este míssil norte-coreano”, disse ele em entrevista.
Leia também: Lula lamenta a morte de Zagallo: “Exemplo de brasileiro que não desistia nunca”
REDES SOCIAIS