MPF abre inquérito para apurar suposta rachadinha no gabinete de Janones
MPF abre inquérito para apurar suposta rachadinha no gabinete de Janones
12/01/2024 13h22
O Ministério Público Federal no Distrito Federal abriu inquérito para investigar indícios de um suposto esquema de "rachadinha" do deputado federal André Janones (Avante-MG).
O MPF abriu um inquérito civil para averiguar se houve improbidade administrativa pelo deputado. O despacho com o pedido de investigação foi assinado pelo procurador Daniel Cesar Azeredo Avelido, em dezembro do ano passado.
O caso também é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu um pedido de apuração da Procuradoria-Geral da República (PGR). O caso é apurado desde o mês passado.
Leia mais: Produção industrial do país avançou 0,5% entre outubro e novembro de 2023, diz IBGE
Além disso, o Conselho de Ética da Câmara também abriu um procedimento para apurar a conduta de Janones em seu gabinete.
Entenda denúncia
Assessores e ex-assessores de Janones afirmam que tiveram que repassar ao deputado parte dos salários que recebiam, a partir de 2019, quando Janones assumiu o primeiro mandato.
Os processos foram abertos após o site Metrópoles divulgar um áudio atribuído a Janones que indicaria apropriação indevida de parte da remuneração de funcionários de seu gabinete.
"Não me corromper significa não ceder à corrupção. Tem algumas pessoas aqui, que vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas que ficaram da minha campanha de prefeito, porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. Elas vão ganhar a mais para isso. 'Ah, isso é devolver salário, e você está chamando de outro nome.' Não é, porque ao devolver salário você manda na minha conta, e eu faço o que eu quiser. Isso são simplesmente pessoas que eu confio e que participaram comigo em 2016, que eu acho que elas entendem que realmente meu patrimônio foi todo dilapidado”, diz o áudio.
O parlamentar nega irregularidades.
REDES SOCIAIS