Em coletiva de imprensa, o coronel Ronaldo Barreto de Oliveira, comandante da Aviação da Polícia Militar de São Paulo, informou que todas as quatro pessoas a bordo do helicóptero desaparecido desde dia 31 de dezembro estão mortas. A aeronave foi encontrada na manhã desta sexta-feira (12) em um local de difícil acesso e de mata fechada em Paraibuna, interior do estado paulista.
Além do piloto Cassiano Tete Teodoro, estavam a bordo do helicóptero Luciana Marley Rodzewics Santos, de 46 anos, a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sawunoto, de 20, e Rafael Torres, um amigo da família, de 41 anos.
De acordo com o coronel, os trabalhos de investigação serão feitos apenas pela Força Aérea Brasileira (FAB), através da Ceripa 4.
Ele ainda afirmou que o helicóptero não tinha caixa preta ou localizador.
Leia também: Como é a região onde helicóptero desaparecido há 12 dias foi encontrado
"Para aeronave que não voa com instrumentos, o grande vilão é o mau tempo, mas existem regras estipuladas com mínimos meteorológicos para o voo visual e o voo com instrumento. Ele pode entrar no mau tempo, perder a visibilidade e perder a consciência situacional e desorientar, a gente chama de desorientação espacial, é comum pra quem voa em instrumento e entra inadvertidamente numa nuvem, por exemplo”, explicou.
As buscas
A localização da aeronave foi informada pela corporação às 9h15 através de suas redes sociais. Na postagem, a PM afirmou que a aeronave foi encontrada pelo Águia 24.
O helicóptero foi localizado em uma área de mata em Paraibuna. Na imagem, é possível ver uma clareira entre a vegetação. O local é de difícil acesso e as equipes continuam os trabalhos para acessar os destroços.
Leia também: Cinco ônibus escolares são incendiados em Vespasiano (MG)
O coronel também explicou que a identificação do sinal de celular dos passageiros pela fez com que as autoridades conseguissem reduzir a área de busca de 5 mil km2 para um raio de 12km.
O município de Paraibuna fica na região do Vale do Paraíba a cerca de 120 quilômetros de distância do Campo de Marte, em São Paulo, local de onde o helicóptero havia decolado. A cidade também está a cerca de 80 quilômetros de Ilhabela, Litoral Norte do estado, destino final do voo.
REDES SOCIAIS