O Ministério Público do Peru entrou com uma denúncia nesta sexta-feira (12) contra o ex-presidente Pedro Castillo. Por tentativa de um golpe de Estado em dezembro de 2022, o órgão pediu 34 anos de prisão contra o ex-chefe do Executivo.
“O Ministério Público pede 34 anos de prisão contra Pedro Castillo Terrones pelos crimes de rebelião, abuso de autoridade e grave perturbação da tranquilidade pública”, informou o órgão em suas redes sociais.
O pedido foi entregue ao juiz Juan Carlos Checkley, que será o responsável por analisar a solicitação nas próximas semanas.
Leia também: Israel rejeita acusações de genocídio no Tribunal de Haia
Em 7 de dezembro de 2022, Castillo fez um pronunciamento anunciando a dissolução do Congresso e convocando uma Assembleia Constituinte. Ele está preso preventivamente desde então. Ele está no presídio de Barbadillo, uma prisão para presidentes dentro da sede da Diretoria de Operações Especiais da Polícia, ao leste de Lima.
Quando se defendeu, em uma audiência com magistrados, Castillo afirmou que nunca pegou em armas e suas ordens nunca foram consumadas.
O ex-presidente peruano foi eleito em 2021 e iria governar até 2026. Mas, foi destituído com 17 meses no poder.
Leia também: Após incidente com voo da Alaska Airlines, passageiros movem ação coletiva contra Boeing
REDES SOCIAIS