A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) almeja conquistar seu lugar na história com a sonda Slim (Smart Lander for Investigating Moon). Caso seja bem-sucedido, o Japão se tornará o quinto país a realizar um pouso suave na Lua, seguindo os passos da Rússia, EUA, China e Índia.
Leia mais: RS registra quase 500.000 raios em 24h, aponta Climatempo
A Slim representa o primeiro esforço oficial japonês para uma alunissagem, após a bem-sucedida missão orbital de mapeamento lunar pela espaçonave Selene (Kaguya) entre 2007 e 2009.
╭━━━━━━━━━━╮
— JAXA種子島宇宙センター (@tnsc_JAXA) January 17, 2024
H3ポスター公開🏝️🚀
╰━━━━━v━━━━╯
H3ロケット試験機2号機の打上げ告知ポスターが公開されています💁♀️✨
データのダウンロードも可能ですので、ぜひご活用ください!😊🚀https://t.co/a5zvDB8hH3 pic.twitter.com/4B8Fv4UAfv
Por meio da sonda Slim, a Jaxa espera demonstrar alta capacidade e precisão na descida à superfície lunar. Até agora, a maior precisão foi da missão Apollo 12, que conseguiu pousar a menos de 200 metros do alvo designado.
A tecnologia de pouso preciso assume papel crucial na exploração lunar futura, permitindo acesso a locais de interesse científico e explorando recursos naturais.
Com um investimento estimado em cerca de US$ 120 milhões, a Jaxa pretende realizar essa proeza de forma eficiente, destacando-se pela tecnologia mandatória para a próxima geração de exploração lunar.
Leia também: Green Day faz apresentação surpresa em estação de Nova York
REDES SOCIAIS