Lula conversa por telefone com presidente do Equador
Os dois conversaram sobre enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado no Equador
23/01/2024 20h01
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por tehttp://publicador.tvcultura.com.br/?mt=tvcultura/noticias/edit#lefone, nesta terça-feira (23), com o presidente do Equador, Daniel Noboa.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os dois falaram sobre o enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado no país equatoriano.
“Lula se solidarizou com o presidente Noboa e indicou a disposição do Brasil em ajudar o Equador, inclusive por meio de ações de cooperação em inteligência e segurança”, diz o comunicado.
Leia mais: Conta de luz deve subir 5,6% em média em 2024, diz Aneel
Na conversa, o presidente afirmou que a luta contra o crime organizado também é um desafio do Brasil, e que o mesmo é “agravado pela porosidade e extensão das fronteiras terrestres e marítimas do país”.
Situação atual do Equador
O Equador vive uma das piores crises de segurança pública dos últimos anos
Após o líder de uma das maiores gangues locais fugir da prisão, o governo do país decretou estado de exceção, que terá vigência de 60 dias. Durante o período em que ele estará em vigor, a população será submetida a um toque de recolher entre 23h e 5h e à proibição de reuniões. Nessas condições, as autoridades também não precisam de mandados para entrar em uma residência.
“Fito” é líder da gangue Los Choneros, uma das maiores e mais influentes da nação. Após sua fuga, a medida que permite que as Forças Armadas vão às ruas apoiar o trabalho da polícia foi acionada sob o pretexto de uma “grave comoção interna” na nação.
Leia também: Pela terceira vez, governador de Roraima tem o mandato cassado pelo TRE
REDES SOCIAIS