Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A conta de luz dos brasileiros deve ficar mais cara em 2024. Segundo uma projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgada nesta terça-feira (23), a previsão é de um acréscimo de 5,6%.

A estimativa está acima da média de inflação projetada para o período, de 3,87%, de acordo com especialistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central.

Leia mais: Brasil registra recorde de 1.161 desastres naturais em 2023, aponta Cemaden

Segundo a Aneel, três fatores que aumentam a conta ao consumidor: a expansão da rede de transmissão, a conta de subsídios (que tem crescido nos últimos anos) e a energia contratada no mercado cativo (em que o consumidor é "obrigado" a comprar da distribuidora local).

A agência reajusta anualmente as tarifas de energia cobradas pelas distribuidoras, na data de "aniversário" da concessão.

Neste ano, os subsídios devem alcançar o maior valor da série histórica da Agência Nacional de Energia Elétrica, com cerca de R$ 37,2 bilhões. A maior parte desse valor será custeado pelos brasileiros em torno de R$ 32,7 bilhões. Serão incluídos dois encargos nas contas de luz para o custeio.