Notícias

Polícia Federal investiga vazamento de provas do Enem 2023

Mandados de busca e apreensão foram realizados no Ceará manhã desta quarta-feira (24)


24/01/2024 11h43

Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram mandados de busca e apreensão na cidade de Sobral, no Ceará, na manhã desta quarta-feira (24). A operação, batizada de “Limite Virtual”, busca investigar dois suspeitos de vazamento ilícito das provas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia mais: Aniversário de São Paulo: ônibus serão gratuitos nesta quinta-feira (25)

Primeira Marsha Trans do Brasil acontece em Brasília no próximo domingo (28)

"Foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do ENEM em redes sociais, por um investigado em Sobral/CE", informou a PF em nota. A Justiça Federal da cidade cearense foi responsável pelo despacho da ordem judicial.

A corporação explica que o vazamento começou a ser investigado em 5 de novembro do ano passado, após receber uma notificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem, informando que imagens das provas estavam circulando nas redes sociais antes do horário permitido para os estudantes saírem com os cadernos.

"Há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame", afirma a PF no comunicado à imprensa.

Os suspeitos, que não tiveram as identidades divulgadas, estão sob investigação por crime de fraude em certame de interesse público. A pena pode chegar a oito anos de prisão.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido