Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) a lista de cidades que vão receber a vacina contra a dengue. A divulgação aconteceu pela pasta, em Brasília, durante apresentação do plano de controle da doença no país.

Segundo o ministério, foram incluídos 521 municípios em 16 estados para a imunização. Inicialmente, a vacina será aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com duas doses em intervalo de 90 dias.

Leia mais: Casos prováveis de dengue sobem 38,2% no Brasil, mostram dados do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses -- 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas.

Por conta da aplicação em duas doses e uma baixa quantidade de vacina, a pasta precisou definir três critérios para o início da imunização:

cidades com mais de 100 mil habitantes;

alta taxa de transmissão em 2023 e 2024;

predominância do vírus de sorotipo DENV-2.

A vacinação será realizada ao longo de 2024, com início previsto para fevereiro, no entanto, ainda sem data oficial. A definição depende de uma análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que autorizará o início da distribuição.

“Há uma grande expectativa com relação à vacina para a dengue. É, de fato, uma novidade auspiciosa. […] Aquelas pessoas que poderão se vacinar, vamos trabalhar para que se vacinem nos municípios selecionados. Vai ser um instrumento cujo impacto não vamos ver nesse curto prazo, mas temos que usá-lo”, disse a ministra de Saúde, Nísia Trindade.

Veja a lista de Estados que receberão as doses. Todas as cidades podem ser vistas aqui.

Acre; Amazonas; Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Paraíba; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Roraima; Santa Catarina; São Paulo; Tocantins.

Leia também: Avião de pequeno porte cai na Grande São Paulo e deixa dois mortos