A Polícia Federal (PF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado federal André Janones (Avante-MG). A solicitação foi enviada nesta terça-feira (30).
Assinada pelo delegado Roberto Santos Costa, o pedido foi enviado ao ministro Luiz Fux. O magistrado é o relator do inquérito na Corte que apura o caso.
Na representação, a Polícia Federal afirma que as diligências concluídas até o momento "sugerem a existência de um esquema de desvio de recursos públicos no gabinete" de Janones.
Segundo a PF, as providências adotadas até agora no inquérito “sugerem a existência de um esquema de desvio de recursos públicos no gabinete” de Janones.
Além de Janones, a quebra poderá alcançar outros seis assessores do deputado.
Entenda denúncia
Assessores e ex-assessores de Janones afirmam que tiveram que repassar ao deputado parte dos salários que recebiam, a partir de 2019, quando Janones assumiu o primeiro mandato.
As investigações começaram após o site Metrópoles divulgar um áudio atribuído a Janones que indicaria apropriação indevida de parte da remuneração de funcionários de seu gabinete.
O caso é apurado pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal, pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Conselho de Ética da Câmara.
As denúncias são investigadas desde o mês passado. O parlamentar nega irregularidades.
Leia também: Governo da Bahia sanciona lei que proíbe uso de pistolas de água no carnaval
REDES SOCIAIS