O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Tarcísio Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, se reuniram na tarde desta terça-feira (30). No encontro, que ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, ambos decidiram firmar uma parceria na construção do túnel Santos-Guarujá.
“Reunião de trabalho com o governador de São Paulo. Conversamos sobre a parceria para transformar em realidade um sonho de 100 anos: a obra do túnel Santos-Guarujá, integrando a Baixada Santista. Um grande projeto de R$ 6 bilhões”, escreveu o chefe de estado em suas redes sociais.
Apesar das distinções no posicionamento político, os registros do encontro mostram um ambiente descontraído e exclui a possibilidade que havia sido levantada de que o projeto teria continuidade sem a participação do governo do estado.
A construção é uma das prioridades do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Entre os objetivos do projeto está o de reduzir de uma hora para menos de dois minutos, por meio do túnel submerso, o trajeto entre as duas cidades litorâneas.
“O presidente estará sexta-feira (2) em Santos (SP) e já anunciará novas parcerias com o governo de São Paulo", afirmou Rui Costa, ministro da Casa Civil, à imprensa nesta terça (30).
Leia também: Lula exonera Alessandro Moretti, número 2 da Abin, após investigações da PF
Lula ainda disse que, no encontro, estavam em pauta outros projetos de parceria da União e o estado paulista, como o trem que liga São Paulo a Campinas e a expansão de Institutos Federais.
“Queremos construir 100 novos IFs em todo o Brasil ainda no nosso mandato. É o governo federal atuando com todos os governadores para melhorar a vida das pessoas”, escreveu o presidente no comunicado.
Leia também: PF aponta indícios de ‘rachadinha’ em gabinete e pede quebra do sigilo de Janones
REDES SOCIAIS