Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Ricardo Lewandowski toma posse como ministro da Justiça nesta quinta-feira (1º). A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, às 11h.

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) assume a cadeira ocupada por Flávio Dino, futuro ministro do STF. Os dois se reunirão no Palácio da Justiça, às 16h30, para a transmissão do cargo.

Aos 75 anos, ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, e é casado com Yara de Abreu Lewandowski, com quem tem três filhos. Formou-se em Ciências Políticas e Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1971) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973).

É mestre, doutor e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994). Esta é a segunda vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o indica para um cargo de relevância.

Leia também: Rei Charles III "está progredindo" na recuperação pós cirurgia, diz Palácio de Buckingham

Em 2006, durante o primeiro mandato, o petista nomeou o magistrado para o Supremo. Os dois mantêm uma relação de proximidade há décadas. Ambos iniciaram suas carreiras em São Bernardo do Campo, cidade da região metropolitana de São Paulo.

Lewandowski ingressou na magistratura como juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados (1990 a 1997).

Desde que se aposentou, em abril de 2023, ingressou no Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e no Conselho Jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No entanto, após receber a proposta de Lula para chefiar a pasta, teve que deixar os cargos, além de encerrar contatos com clientes para quem advogava e cessar sua participação em processos.

Leia também: TRE do Paraná marca para 8 de fevereiro ação que pode cassar mandato de Moro