Um turista, de 27 anos e morador de Brasília foi multado em R$ 10 mil após ficar cinco dias perdido no Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga, litoral de São Paulo. O homem foi resgatado na última terça-feira (30) no interior da área de proteção ambiental. Ele realizava uma trilha sem a companhia de um condutor de turismo, obrigatório para a prática.
A autuação foi referente ao acesso irregular e por estar desacompanhado na região.
O portal da TV Cultura entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que confirmou o episódio e apontou que a trilha onde o turista ficou perdido fica localizada na serra da rodovia Mogi-Bertioga.
Durante as buscas e salvamento, foram utilizados um helicóptero Águia e um guincho elétrico.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga
De acordo com a Prefeitura de Bertioga, são diversos os incidentes testemunhados envolvendo grupos de turistas que se aventuram na floresta da Mata Atlântica, localizada em áreas preservadas e monitoradas.
Na última semana, outras quatro pessoas se perderam na mata e foram resgatadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da vigilância dos parques estaduais.
Ainda segundo a nota da prefeitura, cerca de 85% do território do município pertence a unidades de conservação ou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).
Leia também: Fundo Amazônia recebeu R$ 726 milhões em doações em 2023, informa governo
Além disso, vale destacar que a cidade permite o acesso público a trilhas, cachoeiras e rios nas áreas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB) e Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Bertioga (PESM-NB) somente sob a supervisão de profissionais autorizados pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga.
Entre os riscos que podem ser enfrentados estão animais peçonhentos, árvores caídas e travessias perigosas em cursos d'água.
“Os profissionais de turismo contratam seguro de aventura para casos de acidentes durante as trilhas. Além da orientação durante o percurso, esses profissionais são treinados para difundir conhecimento sobre a vegetação, rios e compartilhar histórias locais”, enfatiza o comunicado da prefeitura.
Os interessados pelas atividades no parque podem realizar o agendamento pelo site.
Leia também: Funcionária é presa suspeita de dopar e roubar idosa em Copacabana, no RJ
REDES SOCIAIS