Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

Dados do Censo, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (2) mostraram que 18 cidades brasileiras possuem mais residências do que habitantes. Destaque para o Rio Grande do Sul, que concentra sete desses municípios. A maioria está localizada no litoral norte do estado.

Arroio do Sol, por exemplo, localizada a cerca de 170 quilômetros de Porto Alegre, possui 18,9 mil residências para 11,1 mil habitantes. Pela proporção, é 1,7 residência por pessoa. Xangri- Lá, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul e Imbé são outros casos gaúchos.

Fora do Rio Grande do Sul, estão as cidades de Ilha Comprida (SP), Matinhos (PR), Ilha de Itamaracá (PE), Mangaratiba (RJ), Saubara (BA), Jaguaruna (SC), Pontal do Paraná (BA) e Vera Cruz (BA) também possuem essa característica. 

Leia também: Coordenador do Metrô pede desculpas e atribui pane na linha vermelha a problema no sistema de portas

Para chegar nesses dados, o IBGE verificou cada uma das coordenadas geográficas obtidas no Censo de 2022, que corresponde a um endereço visitado pelos agentes responsáveis pelo recenseamento. Os profissionais cruzam essas informações com o número de habitantes.

De acordo com órgão, a maioria das cidades que possuem essa característica são turísticas, onde o movimento só aumenta em feriados e datas festivas.

Leia também: Governo de São Paulo disponibiliza autotestes de HIV em ação preventiva durante o carnaval