As mudanças climáticas têm provocado o registro de temperaturas extremas no planeta, inclusive com dias em que os termômetros chegam a mais de 40ºC em diversas cidades brasileiras.
Com a proximidade do Carnaval e as aglomerações que ocorrem durante os eventos, festas e blocos de rua, alguns cuidados são importantes para evitar problemas de saúde decorrentes do calor, como explica Fernando Costa, cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo:
“Ao se expor muito tempo ao calor, sem sombras, pouca água, e uma alimentação não adequada, o corpo pode apresentar dificuldades de equilibrar a temperatura, o que pode ocasionar em consequências que podem variar de desmaios até outras mais graves, como um infarto, AVC ou parada cardíaca”, alerta.
A seguir, confira algumas dicas reunidas pelo especialista que podem ajudar a curtir a folia com tranquilidade:
Procure rotas de fuga
Ao chegar no local, sempre analise o entorno do espaço e identifique se existem vias fáceis para sair com tranquilidade, caso o lugar fique muito cheio. “A dica é ficar nas partes periféricas e nunca no meio, dessa forma, caso sinta algum mal-estar, a saída para um ambiente arejado e vazio estará mais próxima”, sugere.
O especialista ainda orienta a população a ir a festas e blocos que tenham uma ambulância ou posto médico móvel próximo, além de estar sempre acompanhado de alguém.
Escolha a fantasia com cuidado
Roupas pesadas, abafadas e na coloração errada podem aumentar a sensação de abafamento e agravar sintomas de exaustão térmica. Tons de preto, vermelho, amarelo e laranja podem piorar um superaquecimento do corpo.
“Escolha tecidos leves e opte por cores mais refletivas ao sol, que não absorvem tanto calor como o branco, violeta, azul e verde-água, ou seja, cores mais frias”.
Evitar o uso de adereços pesados ou apertados, principalmente na cabeça, sobretudo para quem tem sensibilidade a estímulos de pressão ou enxaqueca, também é indicado, além de não esquecer que o uso do protetor solar é imprescindível.
Leia também: Pré-Carnaval: veja blocos de rua que acontecem em São Paulo nos dias 3 e 4 de fevereiro
Coma carboidratos
Como os foliões podem ficar muitas horas ou até mesmo o dia todo pulando, é fundamental que mantenham o nível de fornecimento de calorias adequado. Por isso, a recomendação do cardiologista é de que a população mantenha uma alimentação rica em carboidrato e açúcar antes e durante as festas para evitar uma hipoglicemia ou outras complicações.
A dica é levar um chocolate ou doce de leite na pochete ou na bolsa para comer no meio da folia, já que são ótimas fontes de reposição rápida de energia. No entanto, não se deve abusar na quantidade.
Hidratação é a chave
Beber água durante todo o dia é primordial. De acordo com o cardiologista, o ideal é que a quantidade de água ingerida nessa época seja o dobro em comparação ao que se ingere regularmente.
“Se a pessoa bebe 1,5L de água, deve tomar 3L. A transpiração e o gasto de energia serão maiores e, por isso, é necessário repor”. Bebidas isotônicas também podem apoiar nesse processo. Já as alcoólicas, pelo contrário, não hidratam e causam o efeito oposto, sugerindo que a pessoa aumente ainda mais a dose de água.
Se sentiu mal? Saiba o que fazer:
Alguns sintomas que podem indicar uma desidratação ou exaustão térmica são: sensação de desmaio, fraqueza, moleza, visão turva, palpitações, palidez, tremores sem motivos aparentes, náuseas, vômito e frequência cardíaca aumentada.
Por isso, ao apresentar um desses, a automedicação não é o ideal. O mais recomendado é sair imediatamente da multidão, de preferência acompanhado de alguém de confiança, e procurar um local arejado, até conseguir atendimento médico. “Em caso de desmaios, não tente levantar a pessoa do chão, peça para os demais se afastarem e chame um atendimento médico de urgência”, esclarece o médico.
Leia também: Pré-Carnaval: estado de São Paulo deve ter pancadas de chuva durante o fim de semana
REDES SOCIAIS