Hage Geingob, presidente da Namíbia, morreu aos 82 anos neste domingo (4). A notícia foi divulgada pelo governo do país em um comunicado oficial.
A morte foi confirmada às 0h04, pelo horário local e às 19h04 de sábado (3), em Brasília. O político estava internado em um hospital de Windhoek para tratamento médico. Em janeiro, a rede britânica BBC noticiou que ele estava tratando um câncer.
"A nação namibiana perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta de libertação, o principal arquiteto da nossa constituição e o pilar da casa namibiana", expõe Nangolo Mbumba, presidente em exercício.
Leia também: Avião da Latam arremete após colisão de outra aeronave com um pássaro em Congonhas
Geingob estava no comando do país desde março de 2015, sendo o terceiro a ocupar o cargo. Antes, foi primeiro-ministro duas vezes, entre 1990 e 2002 e de 2012 a 2015.
A Namíbia se tornou independente somente na década de 1990, quando deixou de ser politicamente controlada pela África do Sul. Eleições presidenciais e parlamentares estão previstas para acontecer no país no fim deste ano.
"Ao mesmo tempo que mantemos a família enlutada do presidente, e vós, caros compatriotas namibianos, nos nossos pensamentos e orações, o Conselho de Ministros reunir-se-á com efeito imediato para tomar as medidas necessárias a este respeito", esclarece Mbumba.
REDES SOCIAIS