“Desastre perfeito”: Médico elenca problemas que estão causando o aumento de casos de dengue no Brasil
No Jornal da Cultura, Gonzalo Vecina analisa situação da doença no país e ressalta que vacinação em crianças não resolverá problema no curto prazo
14/02/2024 12h06
O Brasil ultrapassou a marca de 500 mil casos de dengue em 2024. Diante do ritmo da doença, a estimativa do Ministério da Saúde é que o país feche o ano com mais de 4 milhões de contaminados. Na última edição do Jornal da Cultura, o médico sanitarista Gonzalo Vecina analisou situação e explicou os motivos para o recorde de casos.
“A razão para o crescimento de casos é o calor. Mas, um dos agravantes é o despreparo dos agentes públicos no controle dos criadores do aedes. Nós paramos de visitar as casas, buscar focos e diminuir eles. Com o aumento da temperatura, o mosquito vive mais e se desloca melhor”, explica o médico.
Diante de todos os fatos, Vecina define a situação como “desastre perfeito”, já que todas as condições para da dengue aumentar, aconteceram.
Leia também: Cidade do Rio de Janeiro confirma a segunda morte por dengue em 2024
Ao final, ele ainda celebra o início da vacinação contra dengue pelo SUS, mas ressalta que ela não irá resolver o problema.
“A vacina não resolverá, pois não há número suficiente. Nós compramos 5.2 milhões de doses. Nós só estamos vacinando crianças, não a população toda. Vai demorar para ter vacina para todos”, finaliza.
Leia também: EUA confirma primeiro caso de peste bubônica em humanos em nove anos
REDES SOCIAIS