Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/YouTube/Jornalismo TV Cultura
Reprodução/YouTube/Jornalismo TV Cultura

A lei que deu origem à política de medicamentos genéricos no Brasil completa 25 anos. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), eles representam 40% dos remédios comercializados no país. A política serviu para ampliar o acesso de tratamento farmacológico. O preço médio de um genérico é de R$ 8,50.

Atualmente, o país conta com quase 3.900 medicamentos genéricos registrados, que tratam desde problemas mais simples até doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

“Eles foram importantes porque aumentaram a qualidade dessas cópias. O mercado de medicamentos no Brasil ficou mais seguro. Nós passamos no final da década de 90 com tragédias, como as pílulas de farinha, com medicamentos falsificados para tratar câncer”, diz Dirceu Barbano, ex-presidente da Anvisa.


Ao todo, 88 empresas fabricam genéricos no Brasil. Em 2022, foram comercializados R$ 2.3 bilhões de medicamentos deste tipo.

“O Brasil tinha uma história quase única de medicamentos de marca vendidos com muita propaganda e pouquíssima concorrência entre as empresas. Diferentemente dos países europeus, do Canadá e até mesmo dos Estados Unidos, em que várias empresas produziam medicamentos com o mesmo princípio, portanto havia uma competição de preços. Isso não acontecia no Brasil”, afirma o médico sanitarista Cláudio Maierovitch.

Leia também: Nova faixa do IR e importações são assuntos do Giro Econômico desta quarta (21)

Mesmo com os números de destaque, os genéricos correspondem apenas a 41% do total das vendas de medicamentos. Além disso, muitos médicos ainda preferem recomendar aos seus pacientes o remédio de referência.

“Muitos médicos que atuavam antes da lei do genéricos já tinham aprendido que não dava para confiar em qualquer medicamento, que fizesse propaganda o que aparecesse com preço mais baixo. Esse tipo de cultura também foi transmitido para gerações seguintes”, explica Maierovitch.

“É necessário que essa informação flua entre paciente, médicos e autoridades sanitária. Na verdade, a gente observa que o Brasil se tornou um pouco tímido ao longo dos últimos anos em veicular esse tipo de informação, que dê segurança ao paciente de um lado e dê segurança também ao médico para prescrever”, finaliza Barbano.

Leia também: Policias fantasiados de "Chapolin Colorado" prendem suspeitos de furtar celulares no pós-Carnaval