Roda Viva recebe Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, nesta segunda-feira (19).
No programa, o ministro fala sobre a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito do conflito na Faixa de Gaza. No domingo (18), Lula comparou ações de Israel em Gaza ao Holocausto - que matou milhares de judeus durante a Segunda Guerra mundial.
A fala de Lula gerou repercussões. O governo de Israel classificou, nesta segunda-feira, o mandatário brasileiro como “persona non grata”.
“O presidente deixa claro o posicionamento sobre o Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. Mas o grande fato diplomático que destaco é o fato dos Estados Unidos estarem brigando pela posição de defesa de um cessar-fogo imediato na região. O presidente Lula verbalizou aquilo que outras lideranças internacionais já fizeram”, afirma.
“Existe um massacre acontecendo e tem que acabar o mais rápido possível. Eu torço para que a posição nova dos Estados Unidos mobilize e acabe com qualquer tipo de obstáculo dentro da ONU para que a gente migre para o cessar-fogo o mais rápido possível”, completa.
Participam da bancada de entrevistadores Cátia Seabra, repórter especial da Folha de S.Paulo, Celso Pereira, editor executivo dos jornais O Globo e Extra, Pedro Venceslau, analista de política da CNN Brasil, Thaís Bilenky, colunista do UOL, e Vera Rosa, repórter especial e colunista do Estadão.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Aldo Quiroga, o programa vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS