O Roda Viva recebe Alexandre Padilha (PT), ministro das Relações Institucionais, nesta segunda-feira (19).
O jornalista Celso Pereira traz o questionamento de quem poderia ser o possível sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2030.
Em resposta, Padilha logo destaca que a direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) é quem irá decidir quando irá avaliar possíveis sucessores.
O ministro reforça que, no momento, é preciso se concentrar nas eleições municipais de 2024 e aponta três grandes desafios do partido.
“O primeiro é ser um partido de portas abertas para acolher um conjunto de lideranças que surgiram e ressurgiram para a política no enfrentamento ao bolsonarismo”, afirma.
“Segundo, acho que a gente tem todas as condições de reverter a situação de decréscimo que nós tivemos por conta da situação política nos anos anteriores e ampliar muito a nossa participação nos municípios, nas câmaras de vereadores e em prefeituras”.
Por fim, Padilha acredita que em grandes cidades onde o debate político for polarizado nacionalmente o PT “tem tudo” para ajudar a liderar frentes políticas na derrota da extrema direita.
Participam da bancada de entrevistadores Cátia Seabra, repórter especial da Folha de S.Paulo, Celso Pereira, editor executivo dos jornais O Globo e Extra, Pedro Venceslau, analista de política da CNN Brasil, Thaís Bilenky, colunista do UOL, e Vera Rosa, repórter especial e colunista do Estadão.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação excepcional de Aldo Quiroga, o programa vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS