O Roda Viva recebe Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, nesta segunda-feira (19).
No primeiro bloco do programa, o jornalista Paulo Celso pergunta ao ministro como ele avalia o comentário do presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Israel. Nesta segunda-feira (19), o governo israelense declarou que Lula é uma "persona non grata". A decisão acontece após o presidente comparar ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus durante o Holocausto.
“O presidente Lula fez uma afirmação direta em relação ao atual governo de Netanyahu e com a força de expressão de quem está absolutamente sensibilizado com o massacre que está acontecendo na Faixa de Gaza, que o próprio Estados Unidos, que é aliado histórico de Israel, resolveu mudar e colocar uma posição clara e firme pelo cessar-fogo”, afirma Padilha.
“Foi correta a crítica global que ele faz a Netanyahu e correta a postura do Brasil de convocar de volta [...] o embaixador de Israel aqui no Brasil para cobrar explicações”, complementa.
Em seguida, o apresentador Aldo Quiroga novamente reforça sobre a 'comparação de Lula ao genocídio' e questiona se a fala teria sido um deslize do presidente.
“Não, não. É um grito de protesto do presidente da República que está a meses buscando a paz [...] Quem está com a posição comprometida é Israel, especificamente Netanyahu”, responde o ministro.
Participam da bancada de entrevistadores Cátia Seabra, repórter especial da Folha de S.Paulo, Celso Pereira, editor executivo dos jornais O Globo e Extra, Pedro Venceslau, analista de política da CNN Brasil, Thaís Bilenky, colunista do UOL, e Vera Rosa, repórter especial e colunista do Estadão.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação excepcional de Aldo Quiroga, o programa vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS