Peru declara emergência sanitária por surto de dengue no país
A medida ficará em vigor por 90 dias e ajudará no fortalecimento da capacidade de resposta à doença pelo sistema de saúde peruano
27/02/2024 11h28
O governo do Peru anunciou nesta segunda-feira (26) que vai declarar emergência sanitária em 20 regiões do país por causa do aumento de casos de dengue. A medida ficará em vigor por 90 dias e ajudará no fortalecimento da capacidade de resposta à doença pelo sistema de saúde peruano.
Leia mais: TSE inicia nesta terça-feira (27) a análise de regras para as eleições municipais de 2024
De acordo com o Ministério da Saúde peruano, foram reportados 31.364 casos e 32 óbitos entre janeiro e fevereiro, em comparação com 12.264 casos e 18 óbitos no mesmo período de 2023.
“Como a Organização Mundial da Saúde já havia anunciado há alguns meses, 2024 seria um ano catastrófico para a América Latina em termos de dengue. A onda de calor incomum e a ausência de inverno causaram um cenário perfeito para a propagação da dengue”, disse o ministro da Saúde peruano, Vásquez Sánchez, em entrevista à imprensa local.
As regiões em estado de emergência são: Amazonas, Áncash, Ayacucho, Cajamarca, Callao, Cusco, Huánuco, Ica, Junín, La Libertad, Lambayeque, Lima, Loreto, Madre de Dios, Pasco, Piura, Puno, San Martín, Tumbes e Ucayali.
Leia também: Saco de Douglas: veja outras regiões e órgãos do aparelho reprodutor feminino que você nunca ouviu falar
REDES SOCIAIS