Nova atualização da Secretaria de Saúde mostrou que o estado de São Paulo ultrapassou a marca de 100 mil casos de dengue em 2024. Boletim publicado nesta terça-feira (27) mostrou que o número é mais que o dobro comparado com o mesmo período do ano passado.
Ao todo, o estado registrou 104 mil casos e 19 óbitos confirmados. Outros 108 casos estão sob investigação. Na capital paulista, duas mortes foram confirmadas e outras 22 são investigadas.
Vale lembrar que onze municípios paulistas receberam doses de vacina contra dengue do Ministério da Saúde. Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis podem imunizar crianças entre 10 e 14 anos.
Dúvidas sobre a dengue
O governo de São Paulo lançou na última segunda-feira (26) o portal “Dengue 100 Dúvidas”, que vai esclarecer as principais dúvidas da população sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.
O site reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya nos buscadores de internet. O acesso já está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.
Leia também: Peru declara emergência sanitária por surto de dengue no país
“A informação é a nossa melhor arma no combate ao mosquito, por isso é importante concentrar em um único endereço as principais dúvidas da população sobre o assunto. Estamos falando de prevenção, transmissão, cuidados e diferenças de uma doença para outra”, explica Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da SES-SP.
Veja os sintomas da Dengue:
Febre alta;
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Leia também: Saco de Douglas: veja outras regiões e órgãos do aparelho reprodutor feminino que você nunca ouviu falar
Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos;
Sangramento de mucosa;
Irritabilidade.
REDES SOCIAIS