Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Shutterstock
Shutterstock

As empresas e as instituições financeiras têm até esta quinta-feira (29) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado.

Os informes são usados para preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2024, cujo prazo de entrega começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio.

Os dados podem ser encaminhados por e-mail ou divulgados por meio de links ou em aplicativos para dispositivos móveis. No caso dos servidores públicos federais, podem ser obtidos no site ou no aplicativo SouGov.br.

Os comprovantes devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o IR recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Leia também: Polícia Federal prende dois empresários em operação que investiga atos de 8 de janeiro

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos. Caso não a tenha, basta seguir os passos informados.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte deduzir os valores cobrados. Bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos.

Atraso e erros

Caso não receba os informes no prazo, o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira deve ser procurado. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou divergência de dados, é necessário pedir um novo documento corrigido.

Se os dados corretos não forem adquiridos até o último dia de entrega, é possível evitar o recebimento de uma multa ao enviar uma versão preliminar da declaração e depois fazer uma declaração retificadora.

Leia também: Operações bancárias de DOC e TEC são encerradas definitivamente nesta quinta (29)