Notícias

Rio de Janeiro registra primeiro caso de febre Oropouche em 2024

Paciente é um homem de 42 anos que mora na capital; suspeita é que tenha contraído a doença em viagem ao Amazonas


01/03/2024 11h34

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que um homem de 42 anos foi diagnosticado com febre Oropouche. É o primeiro caso registrado no estado fluminense.

O paciente é morador da zona sul da capital do Rio de Janeiro. O diagnóstico foi confirmado por meio de exame laboratorial no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A principal suspeita é que o caso seja importado, já que o homem possui histórico de viagem para o Amazonas.

A febre Oropouche é uma doença causada por um arbovírus. A transmissão é causada pela picada do Culicoides paraensis, mais conhecido como maruim. Eles se proliferam durante períodos de calor em ambientes úmidos, como em áreas próximas a mangues, lagos, brejos e rios.

Não há tratamento para doença. A recomendação é que o paciente fique em repouso e tenha acompanhamento médico. Os médicos podem prescrever analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas, que são parecidos com os da dengue.

Leia também: PIB brasileiro cresce 2,9% em 2023, informa IBGE

A região do Brasil com maior número de casos da doença é o Amazonas. Ao todo, foram confirmados 1.674 casos, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas na última quinta-feira (29). Em 2023, foram registrado 995 casos.

Como o caso do paciente carioca é considerado importado, o governo descarta, até o momento, que o vírus esteja circulando no estado.

Leia também: FGTS Digital entra em vigor nesta sexta-feira (1º); veja benefícios da ferramenta eletrônica

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido