As falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o conflito de Israel e Hamas na Faixa de Gaza seguem repercutindo. Na última edição do Jornal da Cultura, o filósofo Luiz Felipe Pondé criticou o posicionamento do líder brasileiro e cobrou posicionamento contra as ações do Hamas.
“Eu acho que o Lula deveria adicionar nas falas dele um pedido diretamente ao Hamas, que começou isso, massacrou gente, violentou sexualmente muitas pessoas e usou o sexo como arma. Deveria falar com o Hamas e não fazer populismo. Eu queria ver o Lula falar para uma plateia que entende do conflito no Oriente Médio e não é a favor do que ele está dizendo. Pega o telefone, liga para o Hamas e cobra que devolvam os reféns”, comentou.
Além da critica a Lula, o filósofo também atacou a imprensa, que “aceita” os números do Hamas sem qualquer questionamento.
O Ministério da Saúde palestino informou nesta quarta-feira (6) que a atuação das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza já deixou ao menos 30.717 mortos e 72.156 feridos desde o dia 7 de outubro de 2023.
Leia também: "Paz continua sendo privilégio de alguns", diz Lula a jornal espanhol
A nova escalada da violência na região se iniciou quando o grupo armado palestino Hamas deflagrou um ataque a um festival que acontecia no território israelense. Desde então, uma nova guerra no Oriente Médio foi iniciada e uma série de massacres em Gaza voltaram a acontecer.
REDES SOCIAIS