Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Um gato brasileiro pode entrar no Guinness Book, o livro mundial dos recordes, como o maior do mundo. Xartrux, de 6 anos, possui 1,30 metros de altura e um pouco mais de 10 quilos.

O felino é criado pelos tutores Márcia Oliveira e Jean Martins, que moram em Jaú, interior de São Paulo. Eles protocolaram em janeiro deste ano a documentação e as fotos exigidas pela organização. Com isso, o mascote é um dos candidatos ao posto de maior gato do planeta.

Leia mais: Anvisa aprova vacina contra variante da Covid-19 responsável por 31% dos casos da doença no ano

O retorno da solicitação deve acontecer entre o fim de abril e o início de maio. O Guinness Book realizará uma medição oficial, com a presença de um jornalista, um fotógrafo e um juiz, para verificar o tamanho do animal.

Gato Xartrux. Foto: Reprodução/ Instagram


O bichano brasileiro é da raça maine coon, considerada por ser a maior raça de gatos do mundo. Geralmente, os machos possuem 1, 10 metros e as fêmeas, 10 centímetros a menos.

O tamanho de Xartrux supera o do maior gato vivo atualmente: um italiano da mesma raça, que mede 1,19 metro.

Leia também: Rafael Leão, do Milan, faz carreira na música e quer feat com brasileiros