Os termômetros da cidade de São Paulo podem chegar a 37°C no próximo domingo (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Se a previsão se concretizar, a temperatura será a quarta maior registrada pelo Inmet neste século, ficando atrás apenas de três medições do ano passado e uma de 2014.
Devido a nova onda de calor intensa, a Defesa Civil emitiu um alerta voltado para todo o estado, e em meio a este cenário, a Prefeitura de São Paulo disponibilizou a partir desta quarta-feira (13) pontos de distribuição de água gratuita para a população.
As tendas da Operação Altas Temperaturas servem como abrigo contra as altas temperaturas e também oferecem suco, chá e frutas, além de contarem com orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e agentes das equipes do Ampara SP.
Veja os locais:
Região central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
Região sul: Praça Floriano Peixoto, nº 54, e Capela do Socorro, na Praça José Boemer Roschel;
Região norte: Praça Heróis da FEB, em Santana, e Praça Novo Mundo, na Vila Maria;
Região leste: Praça Presidente Getúlio Vargas, em Guaianazes, Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, em Itaquera, e Praça Cid José da Silva Campanella, na Mooca;
Região oeste: Rua do Curtume, na Lapa.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), uma massa de ar quente e seco ganhou força nos últimos dias, ao mesmo tempo em que não há previsão de chuva e a umidade do ar deve ter índice abaixo dos 30%.
Nessas condições, o CGE recomenda o consumo frequente de água, o uso de umidificadores de ar em ambientes fechados, se proteger do sol e evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h.
Leia também: Preço médio do aluguel aumentou 1,28% em um ano, aponta Índice FipeZAP
REDES SOCIAIS