Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

Convidado da bancada do Jornal da Cultura desta sexta-feira (21), o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto afirmou que as investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 “asfaltam o caminho para a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)”.

Nesta sexta, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes retirou o sigilo de 27 depoimentos da operação.

A retirada do sigilo apontou que, em novembro de 2022, em uma reunião com o comando das Forças Armadas, o então representante do Exército, general Freire Gomes, ameaçou prender Bolsonaro. O então presidente da República teria tentado angariar apoio dos militares para um golpe de Estado. A confirmação veio no depoimento do brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior, que comandava a Aeronáutica à época.

Na oitiva, o militar relatou que o então chefe de Estado sugeriu atentar contra o regime democrático e foi repreendido pelo comandante do Exército, que disse que caso o plano seguisse, seria obrigado a prender Bolsonaro.

Leia também: STF determina que governo apresente novo plano contra o desmatamento na Amazônia

Também segundo Baptista, o almirante Almir Garnier Santos, que estava à frente da Marinha, teria colocado as tropas à disposição de um golpe. Em seu depoimento, Garnier decidiu ficar em silêncio.

O ex-comandante da Aeronáutica ainda avaliou que, caso Freire tivesse topado o plano, provavelmente o golpe teria sido consumado.

Eles [depoimentos] deixaram claro que um golpe de Estado quase aconteceu de fato no Brasil. Se o exército tivesse pulado na intentona bolsonarista, neste exato momento, estaríamos falando do exílio (...) isso, de certa forma, asfalta o caminho para a prisão de Jair Bolsonaro, claro, não agora, tem todo um processo, mas vai ficar muito difícil pra ele, ao final de todo esse processo de condenação, não ter uma pena a cumprir”, comentou Sakamoto.

Saiba mais sobre o tema na matéria que foi ao ar esta sexta-feira (15) no Jornal da Cultura:

Leia também: Fabio Wajngarten critica depoimento de Freire Gomes na PF: “General com memória seletiva”