Uma pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (17) mostra que quase dois terços dos paulistanos apontaram a distribuidora de energia Enel como "principal responsável" pelas quedas de energia que atingem a cidade de São Paulo.
O levantamento ouviu 1.090 pessoas entre os dias 7 e 8 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
Leia mais: Onda de calor: sistema de energia registra novo recorde de consumo
O instituto perguntou aos entrevistados sobre "quem é o principal culpado pelas quedas de energia na cidade de São Paulo".
Cerca de 62% dos participantes dos entrevistados indicaram a Enel, a empresa de energia, como a principal responsável pelo problema. Outros 18% disseram ser da Prefeitura de São Paulo.
Outros 7% apontaram o governo estadual como culpado pelo problema, 4% citaram o governo federal, 3% responderam que eram "outros", 2% responderam "nenhum", e 1% afirmou que "todos" eram os principais culpados. 3% não souberam responder.
A cidade sofreu com apagões de energia no ano passado, sendo o mais grave registrado no início de novembro. À época, alguns bairros chegaram a ficar mais de 110 horas sem abastecimento após uma tempestade com ventos acima de 100 km/h ter derrubado dezenas de árvores sobre cabos de energia.
Leia também: Presidente do STM diz que governo de Bolsonaro com muitos militares “foi um erro”
REDES SOCIAIS