Ministro Silvio Costa Filho reconhece que é preciso aumentar a fiscalização em portos do Brasil
No Roda Viva, o ministro disse ainda quais medidas estão sendo tomadas para reduzir a criminalidade
18/03/2024 22h54
O Roda Viva desta segunda-feira (18) recebe o ministro Silvio Costa Filho.
Entre as pautas abordadas na edição, está a da criminalidade em aeroportos e, principalmente, em portos do Brasil.
Nesse sentido, Carlos Prieto, editor-assistente do jornal Valor Econômico, ressalta que os portos são entrada e saída de drogas e mercadorias ilegais. A partir desse viés, questiona a atuação do ministério diante da atuação do crime organizado nesses espaços.
“A gente precisa ampliar a fiscalização de fronteiras nos nossos portos. O Brasil tem mais de 250 portos, dos quais 18 são delegados, a gente está pegando o modelo da GLO”, explica.
Em seguida, afirma que houve um crescimento de mais de 18% na apreensão de drogas no Porto de Santos (SP).
“Esse modelo de inteligência entre a Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Justiça, Ministério de Portos e forças da segurança integrados começaram a dar resultados positivos”, explica Silvio.
Por outro lado, o ministro reconhece que ainda há muito o que fazer no âmbito da fiscalização e menciona quais medidas o governo pretende realizar para reduzir a criminalidade.
“A gente está trabalhando para buscar experiências no mundo, modelo de governança, modelo de novas tecnologias, estudos na área de drones e tecnologias internacionais", finaliza.
Participam da bancada de entrevistadores Carlos Prieto, editor-assistente do jornal Valor Econômico, Geralda Doca, repórter do jornal O Globo, Luciano Pádua, editor de Macroeconomia da Exame, Maurício Martins, editor de Porto e Mar do jornal A Tribuna de Santos, e Renée Pereira, editora-adjunta de Economia e Negócios do Estadão.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Leia também: TikTok ameaçado nos Estados Unidos é assunto do Legião Estrangeira desta quarta (20)
REDES SOCIAIS