Ministra da Saúde exonera secretário e diretor após denúncias de má gestão em hospitais federais
Alexandre Telles e Helvécio Guimarães deixaram seus cargos após denúncias de péssimas condições de trabalho em centros médicos no Rio de Janeiro
19/03/2024 13h00
Após denúncias de péssimas condições de funcionamento de hospitais federais no Rio de Janeiro, a ministro Nísia Trindade (Saúde) exonerou o diretor do departamento de gestão hospitalar Alexandre Telles e o secretário de atenção especializada a saúde Helvécio Guimarães.
Na denúncia, apresentada pela TV Globo, os hospitais federais que são referência em tratamento de câncer, coração e transplantes apresentavam péssimas condições de trabalho e atendimento ao público. Além disso, muitos setores estavam com aparelhos médicos quebrados e materiais vencidos.
Telles era homem de confiança da ministra, pois tinha sido seu aluno na Fiocruz e presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro. Guimarães foi citado nas denúncias por suspeita de envolvimento em apadrinhamento político nos hospitais federais da capital fluminense.
Leia também: Villa critica proposta de isenção tributária para igrejas: “Vamos virar a República Cristã do Brasil”
As denúncias geraram uma crise dentro do Ministério da Saúde e foi alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na reunião ministerial que aconteceu na última segunda-feira (18).
REDES SOCIAIS