Dados divulgados por um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que, em média, os produtos típicos da Páscoa ficaram 9,29% mais caros entre março de 2023 e março de 2024.
No período, a alta é maior do que a do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial do Brasil. Nos últimos 12 meses, a taxa avançou 4,5%.
Leia mais: Trecho entre Tatuapé e Luz da Linha 11-Coral da CPTM é interditado
58% dos eleitores concordam com a reeleição, diz pesquisa Datafolha
Ou seja, entre o feriado da Páscoa do ano passado e o próximo, a alta no preço dos produtos típicos dessa data é mais de duas vezes superior ao aumento do IPCA-15.
Dentre os produtos que geralmente estão presentes no almoço de Páscoa, os itens que mais encareceram foram a batata-inglesa (+31,96%) e o azeite (+39,82%). Já o salmão (-8,93%) e a sardinha em conserva (-5,19) registraram as maiores quedas em seu preço.
REDES SOCIAIS