Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta sexta-feira (29) mais tempo para análise na ação que discute a ampliação do alcance do foro especial de autoridades na Corte.

Devido a isso, o julgamento está suspenso, sem data para ser concluído. No entanto, os votos podem ser depositados pelos demais ministros até o dia 8 de abril.

Ao todo, o tribunal tem cinco votos a favor de determinar que o foro seja mantido mesmo após o fim do mandato parlamentar de políticos por qualquer causa - renúncia, não reeleição ou cassação.

Leia também: Prefeitura de São Paulo anuncia vacinação em crianças de 10 a 14 anos em escolas municipais

O ministro Gilmar Mendes defendeu que o investigado perca a prerrogativa só se o crime for praticado antes de assumir o mandato. Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Flávio Dino o acompanharam, e, logo depois, Barroso pediu vista. Mesmo com a suspensão, Alexandre de Moraes decidiu antecipar o voto para acompanhar integralmente a posição do relator.

Em 2018, a Corte definiu que a prerrogativa de função só valeria para crimes cometidos durante o mandato parlamentar e em razão dele.

Agora, no entanto, Mendes sugeriu que o "plenário revisite a matéria, a fim de definir que a saída do cargo somente afasta o foro privativo em casos de crimes praticados antes da investidura no cargo ou, ainda, dos que não possuam relação com o seu exercício".

Também afirmou que, "quanto aos crimes funcionais, a prerrogativa de foro deve subsistir mesmo após o encerramento das funções". Segundo o ministro, "em termos práticos, a aprovação da proposta estabilizaria o foro nos tribunais quando estiverem presentes os requisitos da contemporaneidade e da pertinência temática"

Leia também: Em ritual de Semana Santa, Papa Francisco lava os pés de 12 mulheres em prisão de Roma