Cidadãos sem biometria cadastrada têm até esta segunda (8) para iniciar o pedido da primeira via do título de eleitor no sistema de autoatendimento eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela internet.
Após esse prazo, será necessário que essas pessoas se dirijam a um cartório eleitoral até 8 de maio para atualizar dados cadastrais ou solicitar transferência de domicílio e poder votar nas eleições municipais.
Cidadãos com biometria
De acordo com a Justiça Eleitoral, aqueles com a biometria em dia podem continuar com o uso dos serviços digitais para atualização de dados cadastrais. Todos os serviços ficarão indisponíveis a partir de 9 de maio.
Leia também: PIX bate recorde e registra mais de 200 milhões de transações em um único dia
O primeiro voto
Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar da outra e permite identificar se alguém tem mais de um registro eleitoral.
Segundo o TSE, de janeiro a março deste ano, mais de um milhão de pessoas solicitaram a primeira via do documento ou uma nova porque teve o anterior cancelado.
No mesmo período, 904,8 mil pediram a alteração de seus dados cadastrais - como nome, endereço e local de votação. Outras 818,2 mil pediram para mudar a cidade ou o estado onde votam.
O voto é facultativo para quem tem mais de 16 anos e menos de 18 anos. No entanto, ao se tornar maior de idade, é obrigatório.
Os brasileiros vão às urnas para eleger os novos prefeitos e vereadores dos municípios em outubro. O primeiro turno está marcado para o dia 6. O segundo, caso seja necessário, vai acontecer no dia 27.
REDES SOCIAIS