Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Um relatório de 2023 publicado nesta semana aponta que a Amazônia Legal engloba 34% das cidades que têm o ar mais poluído de todo o Brasil. O estudo foi denominado “World Air Quality” e realizado pela IQAir.

Dentre as 38 cidades com os piores índices PM2.5 do país, 13 estão na região citada.

Xapuri (AC), que está no topo da lista, conta com cinco vezes mais micropartículas poluentes no ar do que a quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia mais: 200 imóveis foram colocados a venda pelo governo paulista, diz APqC

Abono salarial PIS/Pasep de 2024 é pago aos trabalhadores nascidos em março e abril

Na lista, também estão as capitais de cinco estados: Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Palmas (TO).

“PM2.5” é uma sigla para “material particulado” com 2,5 mícrons ou menos de diâmetro. Essa medida significa que a substância em questão é mais fina do que a poeira, ou seja, é capaz de penetrar a região torácica do sistema respiratório.

No total, o levantamento mapeou dados de 7,8 mil locais em 134 países diferentes.