Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Abril é o mês de conscientização sobre a neurodiversidade. No estado de São Paulo, a estimativa é que 460 mil pessoas tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, veja como pessoas com autismo podem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em relação ao processo tradicional, a principal diferença é que as pessoas neurodivergentes têm o direito à prova adaptada, ou seja, com uma 1h20 a mais de duração, além de poder pedir auxílio técnico durante a realização do exame.

Primeiramente, para requerer a CNH, o cidadão precisa ir até uma autoescola para iniciar a capacitação para dirigir. Em seguida, é preciso seguir os seguintes passos:

1. Agendar o exame de aptidão física e mental, além da avaliação psicológica pelos meios digitais, no portal do Detran-SP, através do link https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/habilitacaoPermissao#, do Poupatempo ou ainda por atendimento presencial;

2. Pagar as taxas do exame de aptidão física e mental e da avaliação psicológica, respectivamente, de R$ 113,06 e R$ 131,90, ambas diretamente às clínicas credenciadas;

3. Realizar o exame médico com perito credenciado, tornando válido o lançamento do resultado em sistema;

4. Realizar a prova teórica, com o direito da versão adaptada, que contempla um tempo maior, de até 2 horas para sua conclusão, contra os 40 minutos da avaliação eletrônica tradicional. Além disso, tem direito a apoio técnico especializado no momento da prova;

5. Realizar as aulas práticas no Centro de Formação de Condutores (CFC), após resultado satisfatório na prova teórica adaptada, e, posteriormente, o exame prático.

Veja imagens: Webstory: Abril Azul: veja como pessoas com transtorno do espectro autista podem tirar CNH