Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/X
Reprodução/X

O vulcão Monte Ruang, localizado na Indonésia, entrou em erupção na madrugada da última quarta-feira (18), expelindo lava do topo e liberando uma nuvem de cinzas de quase 3km de altura. As autoridades locais emitiram um alerta de risco após o registro da erupção, existe o temor de que parte do vulcão caia na água, gerando um tsunami.

Leia mais: Mercado de apostas online é tema do Opinião desta quinta-feira (18)

A agência de vulcanologia do país informou que a atividade vulcânica aumentou após o registro de dois terremotos nas últimas semanas, o que acendeu alerta para o nível máximo.

“Com base no resultado da observação visual e instrumental que mostrou um aumento na atividade vulcânica, o nível do Monte Ruang foi elevado do nível 3 para o nível 4” afirmou Hendra Gunawan, chefe da agência de vulcanologia da Indonésia.

Leia mais: Com doses prestes a vencer, Ministério da Saúde amplia público-alvo da vacinação contra a dengue

O governo da Indonésia recomendou que a população fique a pelo menos 6 quilômetros de distância do local e 11 mil pessoas foram retiradas das áreas de risco. O principal medo é que este monte caia no mar, gerando um maremoto.

Essa situação já ocorreu em 2018 com a erupção do Anak Krakatau, também na Indonésia, e fez com que este tombasse ao mar, gerando um tsunami que atingiu as costas das principais ilhas de Java e Sumatra, matando mais de 400 pessoas.

Leia mais: Placa Mercosul deve mudar novamente para exibir cidade e estado

A Indonésia, um arquipélago do Sudeste Asiático com 270 milhões de habitantes, tem mais de 120 vulcões ativos – mais do que qualquer outro lugar do mundo. Ele fica ao longo do Anel de Fogo, um arco de 40.000 quilômetros de falhas sísmicas ao redor do Oceano Pacífico.