Um “movimento involuntário” realizado no assento do comandante fez um avião da Latam perder 120 metros de altitude durante um voo entre Austrália e Nova Zelândia, no dia 11 de março. A informação foi veiculada após um relatório preliminar sobre o incidente ser divulgado.
O problema ocorreu em um botão na parte de trás do assento da aeronave. Esse botão, exclusivo dos modelos Boeing 787, move o banco para a frente e para trás. O acionamento fez o piloto esbarrar no controle do avião, o que acabou levando o nariz da aeronave para baixo. No entanto, o relatório não aponta quem teria acionado o botão involuntariamente.
Leia também: Corpo de Bombeiro cria plataforma online com cursos de primeiros socorros; saiba como acessar
Paris 2024: Estrelas da natação debocham de Joel Jota, mentor do Time Brasil na Olimpíada
Ao todo, havia 263 passageiros a bordo e nove tripulantes. Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros e 13 se feriram, entre eles dois brasileiros.
A investigação completa ainda não tem prazo para ser concluída. Estão sendo analisados os dados da caixa-preta, com os gravadores de voz e de voo. A Boeing, fabricante do avião, será ouvida.
Em nota na ocasião do incidente, a Latam afirmou que a empresa está colaborando com as autoridades durante a investigação. "Em relação ao voo LA800, que operou a rota Sydney-Auckland em 11 de março, o Latam Airlines Group informa que continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação" .
REDES SOCIAIS